sexta-feira, 21 de outubro de 2011

e finalmente, frio !

sou eu uma pessoa que nao suporta calor. exceto qndo eu to na praia e posso ficar o dia inteiro na agua ou com roupa de calor tomando uma agua de coco. do contrário, O-D-E-I-O. e finalmente chegou o frio pra valer aqui em brasília, aquele qe faz voce se arrepender seriamente de ter levantado da cama, mas que eu posso colocar meia 40 fios, vestido com um casaco bem fofo e um sapato fechado ... bom tb pra qndo chega o fim de semana e eu posso ficar deitada debaixo das cobertas vendo um filme, ouvindo uma musica ou lendo um livro. mas bom também é pra fazer um chocolate quente, uma sopa mais elaborada, tomar café no meio da tarde com uns biscoitinhos ou fazer uma super refeiçao acompanhada de um bom vinho ... nao que exista época certa pra cozinhar, mas o frio tem um quê de coisa chique, mesa posta, gente arrumada, etc. tem lá sua melcancolia também, mas acho uma tristeza bonitaa, se é que dá pra me entender.
essa semana deu a louca e em plena terça feita eu resolvi fazer um cordeiro ao molho de vinho com arroz e salada. primeira vez que fiz cordeiro e nao ficou assim, espetacular, mas ficou bem gostoso. vou postar entao a receita do molho de vinho, que de fato deu certo e ficou muito saboroso. é de vinho com mel, pra combinar com o doce do cordeiro, mas acho que sem o mel deve ficar um bom molho também ;)
vou aproveitar o frio pra fazer umas receitas legais de 'inverno' e colo tudo aqui !

MOLHO DE VINHO E MEL

1 colher de sopa de farinha
3/4 de xícara de vinho tinto
3 colheres de sopa de shoyu
1/2 tablete de caldo de carne
1 colher de sopa de manteiga
1/4 xícara de mel
sal a gosto
água para completar

Misturar em um recipiente separado a farinha, o vinho, shoyu e o mel. Dar uma batidinha com o garfo mesmo só para incorporar todos os ingredientes. Na panela, colocar a manteiga e o caldo de carne. Assim que o caldo dissolver na manteiga. jogar o restante dos ingredientes, sempre mexendo para nao empelotar. Se ficar muito grosso o molho, acrescentar água até dar o ponto desejado, ou então, se for deixar o molho pronto antecipadamente, colocar um pouco de água na hora de esquentar para servir.
Servi com cordeiro, mas imagino que deve ficar bom com outras carnes vermelhas também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário