sábado, 23 de fevereiro de 2013

cookies de leite condesando e nutella caseira. pq gordice pouca é bobagem !

estou oficialmente viciada ! se pudesse eu ficava o dia inteiro na cozinha fazendo todo o tipo de receita, mas tenho que lidar com o fator "vou virar uma bola" pq por incrível que pareça falta gente pra comer (sim, é um convite, venham comer cookies por favor)



achei essa receita ontem na internet e não resisti à tentação de testar. primeiro pq ela é absurdamente simples (e fácil tb), e segundo pq só se pode esperar algo bom de uma receita que leva leite condensado né!
aí de quebra resolvi testar essa nutella caseira. já tinha visto várias receitas e todas pareciam ser bem fáceis de fazer. o meu maior problema é a falta de um processador mas deu para contornar (razoavelmente bem) com meu liquidificador. ta aí, anota na sua lista de utensílios q não podem faltar na cozinha: um processador ! faz uma baita falta viu ...


a nutella é essa da foto aí de cima que como vcs podem ver ficou com vários pedacinhos de avelã. você pode bater mais para ficar cremoso igual à nutela mas eu acho que dá uma cara de mais caseiro assim. a receita disso vou postar outro dia, hoje a gente fica só com os cookies de leite condensado !


de fuê e avental soundtrack
Rapunzel by Dave Matthews Band on Grooveshark

COOKIES DE LEITE CONDENSADO


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
400g de manteiga ou margarina sem sal (à temperatura ambiente)
500g de farinha de trigo

Opcional: 
120g de chocolate branco derretido
120g de chocolate amargo derretido
2 xícaras de gotas de chocolate (ou chocolate picado)


                      


Modo de preparo:

Antes de começar já ligue no forno à 180 graus. Deixe saparadas pelo menos duas assadeiras grandes untadas com manteiga.

Para começar bata na batedeira, em velocidade alta, a manteiga/margarina até obter um creme fofo (2 minutos aproximadamente). Logo em seguida acrescente o leite condensado e bata por mais uns 2 minutos. A aparência deve ser semelhante a da primeira foto acima. Diminua a velocidade e vá acrescentando a farinha aos poucos até incorporar e pare logo em seguida. Aqui eu tive outro problema que é a minha linda batedeira de uns 100 anos atrás: fica realmente difícil bater a massa com toda essa farinha (ela parece que vai morrer coitada), mas com muita fé a gente chegou lá. Então se vc tem uma batedeira orbital vai ser ainda mais fácil pra vc. A aparência da massa é essa da segunda foto, é o ponto perfeito pra enrolar sem ficar grudando nas mãos e sem a massa ficar escorrendo quando vc coloca na assadeira.



A receita original acaba aí, mas como gordos gostam de fazer gordices eu acrescentei uns fatores engordantes na minha receita. Separei a massa em duas vasilhas diferentes. Em uma acrescentei 120g de chocolate branco derretido (derreti em banho maria mas vá em frente se vc prefere o microondas). Na outra, coloquei 120g de chocolate meio amargo derretido. E em cada uma das partes coloquei 1 xícara de gotas de chocolate (se vc nao tem gotas pica um chocolate que fica bom do mesmo jeito). A cara das duas massas é essa daí das fotos abaixo:


Agora é só mandar ver e literalmente colocar as mãos na massa ! Fiz bolinhas com 1 colher de sobremesa de massa cada, dái se vc que escolhe se quer cookies maiores ou menores só atentando ao tempo de forno que pode variar um pouco. Vá colocando as bolinhas na assadeira, deixando um espaço entre elas para não virar tudo uma massa só quando for assar. Com a sua mão mesmo dê uma achatadinha nas bolinhas. Leve para assar por aproximadamente 15 minutos. Deixe esfriar bem antes de guardar pq senão vai quebrar tudo (coloquei pra esfriar no pano de prato e depois passei para um prato).



Bom, depois é só comer né !! Comi um cookie desse branquinho com a nutella e sério, tastes like heaven !!
Essa minha receita rendeu nada mais nada menos que 75 cookies (coisa pra caramba) de um tamanho que eu julgo ideal pra cookies né. Então aproveita aí essa receita que além de simples e deliciosa rende muito, perfeita pra um chá da tarde !!




Abraço !

Nenhum comentário:

Postar um comentário