quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

tilápia com banana e o carnaval tá aí (grandes coisas =P)

ADORO o carnaval. motivo ?! pra mim é um feriado pra simplesmente ficar a toa vendo o tempo passar (quase a definição de feriado né). mas o bom é que a maioria das pessoas sai dessa cidade e a cidade fica uma beleza de tão vazia (um pouco de mais às vezes né). nunca pulei carnaval na vida e sinceramente nunca senti falta ... dessa vez vou é aproveitar a praia com minha família pra ver se recupero uns 5 tons de pele pq eu era morena e agora tô branca (aff que vergonha). como a gente é do contra vamos na quarta de cinzas que é pra ficar mais tempo a toa (mentira, nao é por isso).
falando em praia me vem à cabeça peixe. deixa eu contar minha saga com o peixe: eu não gostava, não queria nem ver na frente. uma vez, em Natal, fomos a um restaurante e meus pais pediram uma moqueca e a única coisa que eu comia era casquinha de siri (vai entender). depois de ter comido umas 3 casquinhas de siri resolvi experimentar um pedaço do peixe e PUF!, como num passe de mágica me apaixonei por ele e agora posso até me dar ao prazer de cozinhar os coitadinhos. 
aqui em Brasília tem um restaurante que gosto muito que é o Peixe na Rede . Lá eles só servem tilápia e eu peguei um gosto muito grande por ela, primeiro pq não fico me surpreendendo com espinhos e segundo pq realmente acho bem gostoso de qualquer jeito (ao contrário do salmão que pra mim só fica bom com um molho, etc). Um dos meus pratos favoritos lá no peixe na rede é o peixe com banana e molho de requeijão, então pensei, pq não fazer a minha versão ?! catei os pacotes de tilápia congelada no supermercado e mandei ver. resultado é esse aí que vcs conferem abaixo: sucesso total aqui em casa !



De Fuê e Avental Soundtrack
Everything But You by Ella Fitzgerald on Grooveshark

FILÉ DE TILÁPIA COM BANANA E CASTANHA AO MOLHO DE REQUEIJÃO




Ingredientes:

800 de filé de tilápia
1 pote de iogurte natural
1 pote de requeijão
3 bananas-prata
sal
pimenta
farinha
castanha de caju picada

Modo de preparo:


Pra começar dei uma fritada nos peixes pra ficarem mais corados por fora e um pouco crocantes. Em um curso de peixes que fiz aprendi uma técnica pra fritar sem grudar que nunca tinha testado até essa receita e posso dizer que dá super certo: seque bem os peixes (certifique-se de que estão totalmente descongelados) e passe na farinha. Não é pra passar na farinha tipo "vou fazer peixe a milanesa", é realmente uma camada bem fina de farinha. Uma boa dica é colocar os temperos todos na farinha, no meu caso coloquei só sal e pimenta mesmo. Tendo feito isso é só colocar um pouco de azeite na frigideira, aquecer bem e fritar os peixes. Vale lembrar que eles ainda vão ao forno então é uma passada rápida mesmo, tipo 1 minutinho de cada lado só pra corar.
Em uma vasinha separada, misture o iogurte com o iogurte natural e tempere a gosto (só coloco sal mesmo). Quem quiser pode usar creme de leite no lugar do iogurte mas sempre prefiro o iogurte pq aqui em casa a galera (incluindo eu) tem um leve problema com excesso de leite e pq acho que pra peixe o iogurte combina muito bem pq é mais leve.
O próximo passo é montar um refratário com os ingredientes. Comecei jogando um pouco de azeite no fundo para não grudar ou queimar o peixe. Fui fazendo camadas alternadas de peixe, molho e banana (cortei a banana na hora mesmo, ao meio e de comprido). Por último joguei as castanhas picadas por cima e levei ao forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 20 minutos. Peixe cozinha muito rápido então é bom ficar de olho, quando começar a borbulhar o molho conta uns 5 minutos e pode tirar.
Algumas dicas que acho que devem ficar boas deve serm misturar um pouco da castanha no molho, e também usar banana da terra e fritá-la antes de levar ao forno (babei aqui pensando na banana frita).
Servi com legumes assados no alumínio (minha mãe não curtiu pq legumes são sem graça) e arroz de bering(j)ela mas aí fica a critério do freguês um acompanhamento que sirva bem com um peixinho ;)



Abraço !

Um comentário: